Fase 1
filmes da década de 20
Aqui começa a saga das décadas.
são 3 filmes por mês, com mais diversas sugestões para apreciar a sétima arte.
Divirta-se e não esqueça de adicionar os filmes no seu perfil do letterboxd.
FILMES
O Garoto (1921)
6 rolos de Alegria.
100%
8,3/10
50 reviews
+125.00 avaliações
Nosferatu (1922)
Uma sinfonia de terror.
97%
7,9/10
70 reviews
+96.00 avaliações
Metrópolis (1927)
Não pode haver compreensão entre as mãos e o cérebro, a menos que o coração atue como mediador.
97%
8,3/10
136 reviews
+173.00 avaliações
O Garoto (1921)
Sinopse
Uma mãe abandona seu filho com um bilhete em uma limusine, mas o carro acaba sendo roubado e a criança é deixada em uma lata de lixo. Um vagabundo encontra o bebê e passa a cuidar dele. Cinco anos depois, a mulher tenta encontrar o filho perdido.
Informações Técnicas
Elenco Principal
Curiosidades
O Garoto
Este foi o primeiro longa-metragem dirigido por Charles Chaplin.
Um perfeccionista dedicado, Charles Chaplin levou 5 meses e meio para rodar o filme, uma quantidade enorme de tempo para uma produção cinematográfica em 1921.
Jackie Coogan, que interpreta o adorável "Garoto", cresceu e se tornou o "Tio Fester" na amada comédia dos anos 60 A Família Addams (1964).
A química fora da tela entre Sir Charles Chaplin e Jackie Coogan era tão forte quanto o relacionamento deles na tela. Todos os domingos, durante as primeiras semanas de filmagem, Chaplin levava Jackie a parques de diversões, passeios de pônei e outras atividades. Alguns viram o relacionamento de Chaplin com Coogan como uma tentativa de Chaplin recuperar sua própria infância infeliz, enquanto outros interpretaram a atenção de Chaplin para o menino como uma reformulação de Coogan na criança que ele havia acabado de perder.
O retrato da pobreza e da crueldade dos trabalhadores é uma reminiscência da própria infância de Charles Chaplin em Londres. Isso o torna o filme mais autobiográfico que ele já fez.
Silas Hathaway, que interpretou o bebê na primeira cena, foi o último sobrevivente do filme e morreu aos 98 anos em 2017.
REVIEW
O GAROTO (1921)
Como um filme com mais de 100 anos ainda consegue manter minha atenção até o ultimo minuto?
Chaplin em sua genialidade, em um filme mudo, consegue arrancar risadas, ao mesmo tempo que conta uma triste historia.
Um roteiro simples, com atuações belíssimas, e atitudes que traspassa os sentimentos, sem nenhuma palavra ser dita.
Um filme que ensina para muitos de hoje, que pouco recurso não quer dizer nada. Afinal, há 100 anos atrás, era tudo mato, ou melhor, nem existia.
A simplicidade, os gestos, o sorriso gigante de Chaplin, o coloca em um patamar de grande colaborador para indústria cinematográfica, deixando sua marca e legado para a posteridade.
Nosferatu (1922)
Sinopse
Hutter, agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock, que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen, a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.
Informações Técnicas
Diretor - F. W. Murnau
Roteiro - Henrik Galeen
Título Original - Nosferatu, eine Symphonie des Grauens
Elenco Principal
Curiosidades
Nosferatu
Na história o filme se passa em 1838.
Completou 100 anos em 4 de março de 2022.
O filme está incluído em "1001 filmes que você deve ver antes de morrer", editado por Steven Schneider. É a única instância no livro em que ambos o filme original, e seu remake (Nosferatu: O Vampiro da Noite (1979)) está incluído.
Selecionado pelo Vaticano na categoria "arte" de sua lista de 45 "grandes filmes".
O Conde Orlok só é visto piscando uma vez na tela, perto do final do Ato Um.
Muitas cenas com Orlok foram filmadas durante o dia e, quando vistas em preto e branco, isso se torna extremamente óbvio.
Ruth Landshoff, a atriz que interpretou a irmã do herói, uma vez descreveu uma cena em que ela fugia do vampiro, correndo pela praia. Essa cena não está em nenhuma versão do filme, nem no roteiro original.
Todas as impressões e negativos conhecidos foram destruídos nos termos do acordo de um processo da viúva de Bram Stoker. No entanto, o filme viria a aparecer em bobinas de segunda geração em outros países.
Um dos filmes favoritos do diretor Guillermo del Toro.
REVIEW
NOSFERATU (1922)
O primeiro vampiro do cinema!
Por esse filme se consegue ver de onde foram retiradas as referências utilizadas anos depois em filmes de terror. São sombras, momentos do vilão à espreita e a sensação de que algo muito ruim irá acontecer, tudo isso acontece por aqui e foi reutilizado diversas vezes.
Para mim, o que ficou mais forte, são as cenas em que Nosferatu aparece em sombra. Muito bem feito e aterrorizante. Não sei se atualmente estou mais adaptado ao cinema de horror, porque foi uma exibição super tranquila, ainda assim, me colocando no lugar de pessoas da época, e da falta de referências do vampiro, com toda certeza foi uma loucura.
Um filme que não se cansa de ver, é dinâmico, tem pausas bem feitas e transições calmas. Penso que ficou a desejar a trilha sonora, se um órgão pesado entrasse nas cenas com o vampiro, ficaria mais amedrontador.
Sinopse
O futuro ė distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen, os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare.
Informações Técnicas
Elenco Principal
Curiosidades
Para desgosto de Fritz Lang (diretor), Adolf Hitler e Joseph Goebbels eram grandes fãs do filme. Goebbels encontrou-se com Lang e disse-lhe que poderia se tornar um ariano honorário, apesar de sua origem judaica. Goebbels disse a ele "Sr. Lang, nós decidimos quem é judeu e quem não é". Lang partiu para Paris naquela mesma noite.
O filme incluiu mais de 37.000 figurantes, incluindo 25.000 homens, 11.000 mulheres, 1.100 homens carecas, 750 crianças, 100 pretos e 25 asiáticos. Foram necessários 310 dias de filmagem.
Fritz Lang queria 4.000 figurantes carecas para a sequência da Torre de Babel, mas Erich Pommer só conseguiu encontrar 1.000 dispostos a raspar a cabeça. Como a cena foi filmada na primavera, esses figurantes ficaram sob o sol quente, enquanto carregavam rochas e troncos de árvores reais pela paisagem. Alguns ficaram com queimaduras de sol no couro cabeludo por causa da longa filmagem. Após a filmagem, Lang ordenou que a tomada passasse pelo multiplicador óptico para fazer os 1.000 figurantes parecerem os 4.000 que ele originalmente queria.
O desemprego e a inflação eram tão ruins na Alemanha na época que os produtores não tiveram dificuldade em encontrar 500 crianças desnutridas para filmar as sequências das enchentes.
Foi tão influente para criadores do Superman, Jerry Siegel e Joe Shuster, que eles deram o nome à cidade de seu personagem.
O robô deste filme inspirou o visual do C-3PO em Star Wars (1977).
Sendo um dos filmes mais caros da época, custando cerca de 5 milhões (mais de 200 milhões atualmente), este filme quase levou a UFA (Universum Film) à falência.
REVIEW
Não há como negar que esse filme estava há anos-luz a frente de seu tempo. Todas as ideias expostas, são incrivelmente fieis a tantas coisas que se tornaram realidade nos dias atuais, outras, ainda não viram a "luz do sol".
A trilha sonora é insistente em nos manter tensos durante todo o longa. O filme é dividido em três grandes partes, principalmente o seu preludio, com uma cadencia bem lenta, te entrega o contexto para o que está por vir.
Já no interlúdio, tudo fica mais interessante, e os contextos viram ação, e logo após entra o clímax com o caos criado.
Confesso que fui forte ao terminar o filme. O inicio é bem lento e não me segurou tranquilamente. Mas após 1 hora de exibição, me senti mais confortável e bem mais adaptado a ideia do filme.
É preciso valorizar a obra, são quase 100 anos desde seu lançamento, com ideias fortes, do que seria um futuro distante.
fim da década de 20
No geral, ótimos filmes, nos quais fazem parte de inúmeras listas, como: "Filmes para Assistir antes de Morrer".
São obras que precisam ser vistas com calma e com olhos atentos. São 100 anos de história, de pessoas que pensavam como nós, ou até mesmo além.
Me sinto realizado em poder conferir aos filmes, que agora fazem parte da minha bagagem cinematográfica.
SUGESTÕES DE FILMES DA DÉCADA DE 20
Gerencie tudo que você assiste!
Letterboxd - Indico que baixe o app, crie uma conta e comece a usar!
Letterboxd é uma rede social global para discussão e descoberta de filmes. Use-o como um diário para registrar e compartilhar sua opinião sobre os filmes enquanto os assiste, ou apenas para acompanhar os filmes que você viu no passado.
Exiba seus favoritos em sua página de perfil. Classifique, reveja e marque filmes à medida que os adiciona. Encontre e siga seus amigos para ver o que eles estão gostando. Mantenha uma lista de filmes que você gostaria de ver e crie listas/coleções sobre qualquer assunto.
Quer me enviar algo? Me mande um e-mail, que te passo o endereço.
direitos reservados
(89) 98108-0058
contatoincrivelfilme@gmail.com
lucasdominiclsr@gmail.com
incrivelfilme.com.br
@incrivelfilme
Copyright - Todos os Direitos Reservados - 2022